segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Benefício da Obra



A humanidade tem vários exemplos de pessoas que durante a vida produziram grandes obras artísticas, mas não foram – em vida – reconhecidas enquanto artistas que eram.


É intrigante que tais obras, após alguns anos da morte de seu autor, obtiveram projeção e reconhecimento estrondosos, como aconteceu com Fernando Pessoa, Van Gogh, Baudelaire, Camões e tantos outros.

Para mim, tal característica encontra explicação no seguinte: enquanto os autores daquelas obras estiveram às voltas com questões referentes ao ego e à mente, sem obter a sua mais completa emancipação destes dois obsessores, a vida enquanto verdade inconsútil, livre de qualquer nódoa, não era manifesta.
Ela, a vida beatificada, manifestava-se nos momentos de inspiração que resultavam naquelas obras. Ou melhor, o Ser beatificado se encontrava na feitura daquelas obras e em nada mais além delas. Como se o Ser ficasse separado deles – os autores – nas outras atividades concernentes ao modo de vida de cada um.

O momento em que tal dissensão, tal separatividade, obteve a sua total dissolução foi o da morte do ego e da mente, fato este que só ocorreu efetivamente para eles com o fim de suas existências.
Saíram da vida para entrarem na história. Tivessem ficado no Ser para se fundirem com a vida, a sua simples presença na face na Terra já seria uma obra artística por si mesma.

Para que fabricar rupturas entre o que somos e a vida que levamos?

LibaN RaaCh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se confortável para expressar suas impressões aqui. Receberei com grande alegria e retornarei o mais rápido que puder. Abraços fraternos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Agradecemos pela sua indicação!

Top Ten (as 10 postagens mais vistas)

Aos Visitadores

Aqui não há seguidores. Quem aqui vem e permanece, não segue a nada nem a ninguém.
Aqui há VISITADORES.
Recuso-me a chamá-los de 'companheiros' ou 'acompanhantes'
pelo significado pejorativo ganho por estes termos em anos recentes.

Bem-vindos

Visitadores