domingo, 21 de agosto de 2011

Bode expiatório: uma vocação!


Você assiste novelas? Ou não, prefere filmes?

Consegue discernir a influência deles em seu comportamento, quão incentivadores das paixões inerentes ao ser humano eles são?

Se não consegue, você é um sério candidato a ter a vocação para bode expiatório desenvolvida em seu mais alto grau. Nada mais eficaz para a continuidade de uma situação do que a existência de um bode expiatório. E isto pode ser amplificado para uma coletividade, para uma sociedade, uma nação e toda a humanidade.

As grandes campanhas publicitárias visam estabelecer agrupamentos, acreditando ser a única maneira economicamente viável de preservarem a sua existência, contrariando - combativamente - a particularização e a individualidade. Porque é antieconômico considerar um indivíduo como um ser passível de vontade própria e concepções particulares diferentes de uma massa coletiva. Seria a falência de todos os veículos de massa assim considerados. Seria a falência do sistema social qual o conhecemos hoje. Isto é aterrorizante.

Feliz aquele que convive com quem tem vocação para “bode expiatório”. Sempre terá em quem se descarregar para obter alívio e conforto de suas cargas e sofrimentos. Penso que toda a publicidade acaba por estimular tal vocação, no âmbito particular e coletivo. Quando é chegado o dia da separação entre aquele que sobrecarrega e o que funciona como “bode expiatório”, notamos o desespero de quem sempre sobrecarregou – pois agora terá que conviver com suas sobrecargas, sozinho – e o sentimento de libertação no “bode expiatório”, que passou a não ter mais ninguém a lhe atormentar.

Porém, este é só o primeiro estágio. Como a nave espacial precisa soltar e se desprender, gradativamente, de suas partes mais pesadas para atingir maiores distâncias no espaço sideral, o homem, também, precisa adquirir um estado de desprendimento em favor de uma beatitude leiga.

LibaN RaaCh
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se confortável para expressar suas impressões aqui. Receberei com grande alegria e retornarei o mais rápido que puder. Abraços fraternos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Agradecemos pela sua indicação!

Top Ten (as 10 postagens mais vistas)

Aos Visitadores

Aqui não há seguidores. Quem aqui vem e permanece, não segue a nada nem a ninguém.
Aqui há VISITADORES.
Recuso-me a chamá-los de 'companheiros' ou 'acompanhantes'
pelo significado pejorativo ganho por estes termos em anos recentes.

Bem-vindos

Visitadores