sábado, 6 de agosto de 2011

A soberania da subjetividade (Parte I)


Tudo o que falamos e todos os nossos gestos são governados pela nossa subjetividade. Há uma dinâmica de forças interinas regente do nosso falar, do nosso fazer.

A escrita me ajuda a elaborar essa dinâmica. E no decorrer dessas elaborações, vou extraindo de mim todas as interferências obscuras, interferências que escurecem o discernimento e impedem a sanidade, tornando-me refém de mim mesmo.

O mesmo processo de elaborado saneamento – creio – ocorre no leitor... no leitor destituído de barreiras preconcebidas.

Ela, a subjetividade, atua como tirana ao ditar nosso código de conduta.

Por que a conduta precisa de um código? Indo mais além, por que tendemos a impor este mesmo código para a conduta de outras pessoas, principalmente das mais próximas?

A resposta é simples: porque quanto mais próximas as pessoas estão, mais o seu modo de vida nos afeta e, portanto, maior a necessidade de que tenham um modo de viver igual; eliminando, assim, possibilidades de questionamentos. Porque quanto mais pessoas seguem o mesmo código, mais avalistas existem para aquela conduta e maior valor ela agrega. E é assim que a validade daquela conduta se reafirma e se propaga no meio da população desavisada.

Quem funciona como avalista de uma conduta, paga um preço muito alto: a sua liberdade.

É uma verdadeira tirania, uma violência despótica de proporções inimagináveis, ocasionando degradantes conseqüências pessoais e sociais.

Senão, vejamos.

Uma conduta bem fundamentada, em princípios de liberdade e de respeito mútuo, jamais precisa ser imposta. Ela se deixa entrever em gestos que, muitas vezes, confundem-se como de uma personalidade nula, pois ‘servem’ como suporte ao engrandecimento alheio. Tão logo quem estava se sentindo pequeno e fraco torna-se grande e forte, suficientemente engrandecido para conseguir ‘andar pelas próprias pernas’, cessa a utilidade daquela ‘prestação de serviço’.

Em muitas ocasiões, deliberei anular minha personalidade em favor do outro. Por muitas vezes, esta deliberação foi interpretada como fraqueza.

Eles não estavam errados; pois, no decorrer do engrandecimento do outro, fui me apequenando  e me aviltando. Apenas alguns perceberam a validade e a preciosidade do meu gesto. É com eles que, hoje, faço questão de manter contato. Para continuar 'servindo' sem me apequenar  e sem me aviltar.

Porque o sentir-se grande ou pequeno é inconstante... tão permanentemente inconstante quanto o fato de que haverá noite... após o dia!

LibaN RaaCh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se confortável para expressar suas impressões aqui. Receberei com grande alegria e retornarei o mais rápido que puder. Abraços fraternos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Agradecemos pela sua indicação!

Top Ten (as 10 postagens mais vistas)

Aos Visitadores

Aqui não há seguidores. Quem aqui vem e permanece, não segue a nada nem a ninguém.
Aqui há VISITADORES.
Recuso-me a chamá-los de 'companheiros' ou 'acompanhantes'
pelo significado pejorativo ganho por estes termos em anos recentes.

Bem-vindos

Visitadores