domingo, 11 de dezembro de 2011

Saneamento Básico

Fui fazer uma caminhada para movimentar o esqueleto.
Impressionante como uma caminhada ao acaso consegue desanuviar o coração da gente. Deve ser por causa das endorfinas e dopaminas liberadas pelo movimento.

Água que permanece muito tempo parada torna-se insalubre. Fazendo analogia aos fundamentos (valores e crenças) de uma existência, podemos imaginar quanta insalubridade não fica depositada nestes fundamentos há tanto tempo parados, encravados nos mais profundos poços (melhor, ‘fossas’) da nossa alma.

A menos que nos prontifiquemos à realização de um trabalho de saneamento destas fossas – este, sim, um verdadeiro trabalho de saneamento básico – continuaremos a cultuar o distanciamento de um ser humano para com outro ser humano.

Toda crença ou valor, toda postura ou atitude cujo fundamento – implícito nas entrelinhas – sugere distanciar um ser humano de outro é passível de saneamento.

O automóvel tem sido usado como um dos principais veículos deste distanciamento, através do culto ao status.

Quanto mais caro o carro, mais raso o contato.

O carro tem sido cultuado como objeto de demonstração do poder aquisitivo que, traduzido em linguagem do povo, significa poder repulsivo. Poder de repelir a proximidade de um membro do povo, poder para manter distante de si qualquer representante do povão. (Por favor, excluam-me de qualquer doutrina sócio-econômica).

Basta ficar atento às entrelinhas das mensagens publicitárias sobre carros.

As mensagens tendem a nos transportar a lugares distantes... longe de toda aglomeração... longe da massa informe... da massa deformada... longe da mais vaga noção de que somos ‘Um’ com essa massa. Apregoam a noção de que somos ‘Um’ destacados desta massa, separados (Graças a Deus!) da loucura desta massa.

Pai, perdoe-os! Eles precisam de um transporte que traga a ideia, ainda que falsa, de segurança; pois desconhecem suas capacidades inatas de se transportarem a instâncias verdadeiramente seguras.


Já que estamos falando em veículos, por que não dar uma olhadinha nas coisas que estão sendo veiculadas também?

Vejamos as notícias veiculadas diariamente - outro estimulante do distanciamento. Nenhuma contém substância nutritiva, porque em nenhuma forma de divulgação de notícias existe a preocupação em nutrir. Raras são ditadas por pessoas que, por trás de seus encargos profissionais jornalísticos, deixam transparecer uma sincera e honesta compaixão nutritiva.

Por isso, mesmo sem assistir ou ler jornais e revistas é possível manter-se atualizado com o que há de mais crucial. Jornais e revistas tratam apenas de fatos. O mais crucial ultrapassa a barreira dos fatos, a barreira da colocação imparcial e impessoal dos fatos, pois o mais crucial é que os fatos foram realizados por gente, por gente como a gente, por gente da massa, por gente desta mesma massa que compõe o povo, que compõe o povão, desta massa da qual somos constantemente estimulados a manter distância.

Os fatos foram realizados por gente e estão sendo relatados por gente. Pronto. Esta é a notícia mais crucial. Gente como eu e como você.

Enquanto os fatos forem tratados como ocorrências pertencentes a um universo distante, alheio e alhures, a minha atualização dos fatos ficará nivelada por baixo. Será rasinha, rasinha...

À sucessão interminável de fatos precede uma sucessão de movimentos internos em cada causador daqueles fatos. O ente causador daqueles fatos é – adivinhem! – uma pessoa, um ser humano, é gente como eu e, como eu, sujeita aos mesmos movimentos de energias intrínsecas.

Se eu estou atento às energias intrínsecas em mim, estarei sempre atualizado. Arrisco-me a dizer que, além disto, estarei ciente do que pode vir a acontecer e posso me antecipar ao fato, habilitando-me aos “furos de reportagem” ao invés das “reportagens furadas” por meio das quais se perde a seiva nutritiva da aproximação e fica, apenas, a faceta interruptiva do distanciamento.

LibaN RaaCh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se confortável para expressar suas impressões aqui. Receberei com grande alegria e retornarei o mais rápido que puder. Abraços fraternos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Agradecemos pela sua indicação!

Top Ten (as 10 postagens mais vistas)

Aos Visitadores

Aqui não há seguidores. Quem aqui vem e permanece, não segue a nada nem a ninguém.
Aqui há VISITADORES.
Recuso-me a chamá-los de 'companheiros' ou 'acompanhantes'
pelo significado pejorativo ganho por estes termos em anos recentes.

Bem-vindos

Visitadores