sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"C’est la vie" é isso?

Tendemos a adotar uma maneira de ser e de fazer, uma maneira de pensar e de sentir, uma maneira de agir, ou reagir, ou nem uma, nem outra.

O comum nestas tendências é que elas estabelecem a nossa identidade. Com minha identidade posso afirmar que sou alguém, ou que sou ninguém, mas que sou alguma coisa porque não suporto a ideia do ser nada.

A esta ideia do nada, a esta sensação do nada, do vazio, é que devo devotar minhas mais altas honrarias, pois ela é a essência do que sou em verdade e em natureza real. Mesmo se contra ela eu faço coisas a título de “tapa-buraco”. O buraco será tapado; mas, dentro em pouco, ele reaparece porque o material usado para tapá-lo não tinha qualidade.

Qual material está devidamente qualificado a tapar o buraco?

Nenhum. Porque o buraco não é de natureza material. Apesar de haver no mundo sortimento insaciável de material para funcionar como tapume.

O uso contínuo destes materiais conduz, infalivelmente, ao entibiamento... à tibieza e nada mais. Conforme vamos ficando mais e mais entediados com o uso de material inadequado para tapar o nosso buraco, acreditamos que chegaremos a um ponto extremo em que não haverá mais saída, senão o tapamento definitivo do buraco.

Contudo, este ponto extremo tem a propriedade de ficar sempre um pouco mais além de onde já chegamos. E o tamponar definitivo fica adiado... e adiado...

É possível que fique por uma existência inteira adiado... (Como é possível dizer que uma existência pode ser considerada inteira com a realidade de um buraco enorme a céu aberto?)

Nem mesmo os insistentes apelos aos céus conseguem encobrir o buraco em definitivo. O que estes apelos proporcionam é uma ponte sobre o buraco. Mas a ponte é levadiça. Quando menos esperamos, ela não está abaixada para que passemos.

A impressão que eu tenho é que a existência encarnada se assemelha a um percurso espiralado —cheio de buracos— pelo qual somos forçados a caminhar; algumas vezes, caindo nos buracos – quando a ponte não está abaixada – outras vezes, passando imune – quando a ponte levadiça se apresenta.

É só isso mesmo?

LibaN RaaCh

2 comentários:

  1. Hummmm! Confrade Nabil Chaar, adorei o "percurso aspiralado" pois é exatamente isso! Dizem os sábios e estudiosos que a ascenção é feita em aspiral ascendente. Dizem também que o simbolo que melhor representa o Universo, não é um círculo e sim uma aspiral. Sobre as pontes... também é verdade. Mas o sábio evita os buracos, amigo, e aprende a caminhar apenas pelas "pontes levadiças abaixadas". Pois aprende não só a reconhecê-las, mas porque compreende que quem controla as pontes é Aquele que tudo vê, tudo sabe e tudo ama! OBrigado mais uma vez! Fraterabraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Sim, amigo Alsibar! Apenas sinto que, sozinhos, fica mais penoso... amigos, amigos mesmo, refrigeram nossa alma.
    Valeu e confraternos abraços!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se confortável para expressar suas impressões aqui. Receberei com grande alegria e retornarei o mais rápido que puder. Abraços fraternos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Agradecemos pela sua indicação!

Top Ten (as 10 postagens mais vistas)

Aos Visitadores

Aqui não há seguidores. Quem aqui vem e permanece, não segue a nada nem a ninguém.
Aqui há VISITADORES.
Recuso-me a chamá-los de 'companheiros' ou 'acompanhantes'
pelo significado pejorativo ganho por estes termos em anos recentes.

Bem-vindos

Visitadores