segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"Saidinhas do Ser" e suas Benesses


Antes de mais nada é importante esclarecer o significado, para mim, de “saidinhas do Ser”. Quando “estamos no Ser” ficamos tomados por um estado psicoemocional da mais absoluta irmandade com todos os seres viventes; portanto, destituídos de qualquer intento egocêntrico.

E desde que o principal componente para a integridade em nossa natureza humana é o ego, quando a ele somos lançados por força das circunstâncias ocorre o levante de nossas energias instintivas em defesa da preservação desta mesma integridade, ainda que ao preço do aparente descontrole.

Naqueles momentos onde os assuntos sobejam às instâncias circunscritas ao ego, eu “saio do Ser”.

Exemplo: no trânsito, apesar de dirigir calmamente, ao tomar uma fechada tenho o impulso de emitir - de boca cheia e saboreando cada letrinha - um xingamento sem a menor cerimônia. A isto chamo de “uma saidinha do Ser”. Pronto. Passados alguns minutinhos, volto ao estado calmo e sigo viagem.

Neste caso, ninguém se feriu e todos ficamos livres, leves e soltos:
1) livres de um acidente iminente que a adrenalina descarregada impediu, suscitando o reflexo salvador;
2) leves em relação ao peso que ficaria se o rancor não tivesse encontrado  sua mais completa expressão através do impropério esgoelado sem a menor cerimônia e;
3) soltos por conseguirmos evitar ferimentos físicos e morais.

Esta espécie de benesse também pode ser aplicada ao dilema que enfrentamos pela dedicação a uma atividade remunerada diária em algo que poderia ser prejudicial, por não estar alinhado com os princípios de solidariedade, de contribuição honesta, à geração do bem-estar autêntico, genuíno e legítimo a nós mesmos e ao outro.

Veja o caso de Nisargadatta Maharaj: um dos maiores expoentes da filosofia não-dualista,  tinha lojas onde vendia cigarros enrolados em folhas. De dia ele trabalhava vendendo seus cigarrinhos e, de noite, ficava discorrendo, em conversas bastante instrutivas, com grande conhecimento de causa, sobre as virtudes, encruzilhadas e armadilhas da natureza humana. Notem que ele vendia um produto que alimentava o vício do outro, um vício que, comprovadamente, levaria ao sofrimento e à morte por doença cancerígena. Nem por isso, deixou de continuar conectado ao manancial provedor de toda suficiência ao indivíduo humano.

Ora, por que eu, em minhas modestas atividades, em minhas mazelas, deveria carregar peso na consciência por estar contra conceitos culturalmente formatados no referente ao modelo de homem que diz ter atingido compreensão e união com a Suprema Inteligência Amorosa, com Deus, com Cristo, com Brahman, com Babagi, ou outra qualquer denominação dada a este Algo Inominável?

Permitam que eu seja absolutamente franco?

Nenhuma culpa vale o peso da dor imortalizada em detrimento à leveza passível de ser vivenciada por cada um de nós no contato direto com o nosso Ser Imortal.

LibaN RaaCh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se confortável para expressar suas impressões aqui. Receberei com grande alegria e retornarei o mais rápido que puder. Abraços fraternos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Agradecemos pela sua indicação!

Top Ten (as 10 postagens mais vistas)

Aos Visitadores

Aqui não há seguidores. Quem aqui vem e permanece, não segue a nada nem a ninguém.
Aqui há VISITADORES.
Recuso-me a chamá-los de 'companheiros' ou 'acompanhantes'
pelo significado pejorativo ganho por estes termos em anos recentes.

Bem-vindos

Visitadores